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Como lidar com a inadimplência?

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Inadimplência. Segundo o dicionário, uma palavra que reflete o descumprimento de uma obrigação, normalmente de ordem financeira. Na prática, lidar com a inadimplência é uma tarefa que costuma ser motivo de incômodo e ansiedade para muitos empresários, mas que simplesmente não dá para escapar, principalmente em um cenário de crise como o atual.

Se esse é o caso do seu negócio, é importante saber, antes de tudo, que você não está sozinho. Basta olhar os números: apesar de estar em queda em relação aos meses anteriores, em dezembro de 2020 o índice de inadimplência registrado no país foi de 25,2%, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No entanto, com o fim do auxílio emergencial, é difícil acreditar que o ritmo de queda deve se manter. Mas independente da conjuntura econômica, lidar com a inadimplência é uma questão que afeta empresas de todos os tamanhos e segmentos, e que qualquer gestor precisa encarar em algum momento de sua trajetória.

Muitos optam por ignorar o problema até o limite, preferindo focar nas vendas e recuperar a receita externamente, deixando aquele cliente endividado de lado. O que poucos sabem é que esse é um erro que pode comprometer muito o seu negócio, com impacto sobre o fluxo de caixa e o relacionamento com os clientes.

Mas então qual é a melhor forma de lidar com a inadimplência? É isso que você vai descobrir nos próximos parágrafos.

Como lidar com a inadimplência?

Se engana quem pensa que a inadimplência é um problema que diz respeito apenas à pessoa que deve. Na verdade, o estado de inadimplência reflete também que há uma gestão ineficiente da rotina de cobrança por parte da empresa credora, que acaba sendo responsável por uma imensa perda de tempo e pode fechar as portas para uma série de negócios no futuro. 

Da mesma forma que mais cedo ou mais tarde toda empresa vai precisar lidar com a inadimplência de alguns clientes, é provável também que a organização acumule dívidas em algum momento. Apesar do cenário não ser ideal, ele faz parte da estrutura cíclica da economia, que passa por crises de tempos em tempos. 

Você gostaria de trabalhar com um fornecedor que não se mostra aberto a negociar, não oferece opções e se fecha para qualquer possibilidade de diálogo, deixando esse trabalho a serviço dos bancos? Se a resposta é não, não dá para agir assim com seus clientes. 

Te garanto que a grande maioria deles deseja quitar as dívidas o quanto antes, e só precisa de um caminho. Manter em sua carteira um cliente sólido, que honra seus pagamentos, é um ativo de grande valor para o seu negócio. Ele merece a melhor atenção que sua empresa pode dispensar, principalmente em um momento como esse.

Lidar com a inadimplência de maneira inteligente também não é simplesmente ignorar as dívidas e assumir os prejuízos. O segredo, muitas vezes, está em se antecipar ao problema, criando meios para facilitar o pagamento antes mesmo que a dívida se instale.

Prevenindo a inadimplência

O fato da inadimplência fazer parte do jogo não significa que ela seja inevitável. Na verdade, é muito mais fácil e barato agir para que o atraso nos pagamentos não aconteça, garantindo que o crédito concedido esteja de acordo com a capacidade de pagamento do seu cliente e que o risco corrido também seja proporcional ao lucro obtido através do negócio. 

Portanto, antes mesmo de se preocupar em como lidar com a inadimplência através de serviços como cobrança administrativa e judicial, é melhor dedicar seu tempo e seus recursos à etapa de análise e concessão do crédito oferecido ao cliente.  

Isso pode ser feito através de rotinas de pré-venda inteligentes, adequadas à estrutura do seu negócio. Uma das soluções que adotamos aqui na Revizii é o monitoramento do score do Serasa de todos os clientes cadastrados, assim ficamos de olho em qualquer alteração negativa no índice de seus parceiros que pode vir a comprometer suas vendas regulares.

Para ganhar tempo e garantir a eficiência do processo, o melhor é contar com uma consultoria financeira especializada. Terceirizando esse tipo de serviço, você tira aquele peso de lidar com a inadimplência da sua lista de tarefas para poder focar em outras coisas, com a tranquilidade de ter delegado um serviço essencial à saúde financeira do seu negócio a profissionais qualificados.

E se a inadimplência já aconteceu?

Agora que você já sabe como evitar a inadimplência, é hora de entender qual é a melhor solução quando o problema já se instalou. Antes de mais nada, sem desespero. Lembre-se de que isso faz parte da rotina de uma empresa e o mais importante é estar preparado para lidar com a inadimplência e assumir o controle da situação. 

Para começar, é importante estabelecer um protocolo para administrar essas ocorrências. Esse protocolo deve passar, sobretudo, pelo relacionamento com os clientes. Manter um canal aberto com a sua clientela é o primeiro passo para se manter atualizado sobre as operações e fazer a abordagem de cobrança de maneira fluida, sempre visando a busca de soluções. 

Se você tem muitos clientes ou sua equipe de cobrança é reduzida (ou sequer existe), o ideal é contratar um prestador de serviços especializado, que tenha a expertise necessária para lidar com a inadimplência sem prejudicar sua relação com seus clientes. Não dá para escapar dessa função, mas é possível delegar o trabalho para um profissional da área, enquanto você foca em outros resultados. 

Quer investir mais tempo em novos negócios e deixar as dívidas de lado? Então veja o que uma consultoria pode fazer por você. Entre em contato conosco e saiba mais!

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